dc.contributor.author |
Silva, José Vanilson Máximo da |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-19T16:34:39Z |
|
dc.date.available |
2024-06-19T16:34:39Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-13 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31816 |
|
dc.description |
SILVA, José Vanilson Máximo da. A contribuição dos jogos e as brincadeiras para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 38f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A PRESENTE PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO ABORDA O TEMA A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E AS BRINCADEIRAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TEM COMO OBJETIVO GERAL DEMOSTRAR O VALOR PEDAGÓGICO QUE OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS PODEM OFERECER AO PROFESSOR COMO SENDO ÓTIMAS AUXILIARES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. PARA VALIDAR O PRESENTE TRABALHO BUSCOU - SE OS AUXÍLIO EM TEÓRICOS COMO : ( GRANDO 1995), ( LOPES 1996), ( NICOLAU 1988), ( RANGEL 1992), ( MOURA 1996) ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA UTILIZADA SE DEU ATRAVÉS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM A UTILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO PINHEIRO BEZERRIL E ESCOLA MUNICIPAL FELIPE ANDRÉ BEZERRIL SOUTO, LOCALIZADAS NA CIDADE DE LAGOA D'ANTA RN. O RESULTADO DA PESQUISA COMPROVOU QUE PARA OS PROFESSORES TANTO OS JOGOS QUANTO AS BRINCADEIRAS SÃO CAPAZES DE PROPORCIONAR UM BOM APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo tangram |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico na aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo amarelinha |
pt_BR |
dc.title |
A contribuição dos jogos e as brincadeiras para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |