Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo a análise da gestão escolar como uma ferramenta
que visa fortalecer as políticas públicas da educação de jovens e adultos no âmbito
da Administração Pública. Para isso, serão demonstrados os marcos legais dessa
modalidade de ensino da Educação Básica as principais normas para a Educação de
Jovens e Adultos – EJA, no âmbito nacional e estadual. Discutiremos a gestão escolar
e sua relação na qualidade da aprendizagem e no processo educativo dos alunos da
Educação de Jovens e Adultos, além do acesso, permanência e conclusão desse
público que buscou iniciar ou dar continuidade ao seu processo educativo no espaço
escolar. Sobre os procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa,
de natureza descritiva, a partir da leitura de artigos científicos, legislações vigentes e
manuais governamentais sobre o tema. Diante desse artigo foi possível identificar
apontamentos para a necessidade de uma visão mais ampla no que se refere a gestão
na Educação de Jovens e Adultos. Dessa forma, conclui-se que a gestão escolar na
EJA precisa compreender seu papel político, social e cultural, considerando todos os
envolvidos no processo educacional e dessa forma dar visibilidade a EJA como
política pública educacional.
Descrição:
SILVA, L. da F. A importância da gestão escolar no processo educativo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2024. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.