Resumo:
Muito se discute sobre a importância da experimentação no Ensino de Física como uma ferramenta de grande destaque para atrair o interesse do aluno e promover uma maior facilidade no processo de ensino aprendizagem dos conceitos físicos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a visão de alunos egressos do componente curricular de laboratório didático de Física I, do curso de Licenciatura em Física da UEPB, campus I, em relação às metodologias utilizadas pelos professores em suas aulas e sobre a importância das atividades experimentais na compreensão dos conceitos físicos. Considerou-se as abordagens com experimentos convencionais, virtuais e de materiais de baixo custo/alternativos. Tratou-se de uma pesquisa exploratória com análise quanti-qualitativa, realizada de forma remota pelo google formulários. Verificou-se, que a maioria dos alunos identificaram uma maior familiaridade com experimentos de materiais alternativos/baixo custo, afirmando que além de facilitar o entendimento dos fenômenos e conteúdos físicos, foi possível relacionar as atividades práticas com o seu cotidiano, porém não deixando de reconhecer a importância das demais abordagens.
Descrição:
SAMPAIO, Anafaby Almeida Gregório. A visão dos alunos sobre o laboratório didático de física I. 2024. 21 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.