Resumo:
A formação matemática para alunos(as) de Pedagogia constituem-se numa temática atual. Eles(as) apresentam bastante dificuldade no ensino de Matemática nas séries iniciais. Por isso dá importância do presente trabalho, pois este traz tanto uma reflexão sobre o assunto, como a realização de um minicurso formativo, dando relevância ao uso de materiais manipulativos e jogos matemáticos, tais como: o jogo quadra de frações, dominó frações e o Material Didático representação das frações. Como objetivo geral temos: refletir sobre a aplicação de uma metodologia para formação matemática de pedagogos, mais especificamente tratando do conteúdo de Fração. Além do minicurso aplicamos um questionário para percebermos a concepção das participantes sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais. Como resultado, vimos que as professoras utilizam basicamente o livro didático no planejamento de suas aulas e uns poucos materiais concretos como recursos para o ensino. Só uma professora falou que utilizava do jogo como material para o ensino de Matemática. Observamos a dificuldade das pedagogas em jogar o jogo quadra de frações por apresentarem dificuldades em perceber as diferentes representações existentes no conteúdo de frações, como também no manuseio das regras do jogo, pois elas nunca tinham jogado um jogo de cartas.
Descrição:
RIBEIRO, Ana Luiza Nogueira. O uso de materiais concretos e jogos matemáticos para a formação matemática de pedagogos. 36 p. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.