Resumo:
O presente artigo, trata-se de um relato de experiencia vivenciado no PROAFE, como monitor do programa no componente de Física para o ensino médio. O estudo destaca a necessidade de métodos mais eficazes para engajar os alunos e facilitar a compreensão dos conceitos físicos, que muitas vezes são considerados abstratos e desafiadores. A metodologia empregada no PROAFE inclui a aplicação de experimentos práticos e o uso de tecnologias educacionais, com o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) as quais possibilitam a observação dos fenômenos físicos, de forma colaborativa e envolvente. Esses métodos foram escolhidos para tornar o aprendizado mais dinâmico e relevante, conectando os conceitos teóricos da Física com situações do cotidiano dos estudantes. Os resultados dessa abordagem, mostraram-se bastante positivos. Houve um aumento significativo no interesse e na motivação dos alunos para aprender física. Além disso, os estudantes demonstraram uma boa compreensão dos conceitos e uma melhoria no desempenho acadêmico. As atividades práticas e interativas ajudaram a desmistificar a Física, tornando-a mais acessível e menos intimidante para os alunos. Por fim, observa-se a importância do PROAFE na formação de professores, uma vez que o projeto também contribui para iniciação dos licenciados na prática educacional não só na Física como em outros componentes curriculares.
Descrição:
SOARES, Fábio Vinícius de Carvalho. Relato de experiência no ensino de física: uma vivência no programa de apoio à formação e ao ensino (PROAFE). 2024. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024