Resumo:
No contexto educacional, investigamos o papel dos jogos no processo de aprendizagem da língua Brasileira de Sinais (Libras), procurando compreender de que modo a ludicidade pode auxiliar para a efetividade do ensino e obtenção dessa língua. Este estudo tem como objetivo geral propor a valorização e interesse na aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais por meio dos jogos. Como objetivo especifico, buscamos uma maneira significativa de desenvolver a comunicação, o cognitivo, efetivo e social dos sujeitos surdos. Na busca de responder ás questões deste estudo, procuramos refletir de acordo com as pespectivas dos seguintes autores: Kishimoto (1993,1994,2009,), Luckesi (2002), Rizzi e Haydt (1987), Marcelino (2001), Macedo; Petty; Passos (2000), Maluf (2007), Bncc (Brasil, 2018). Neste sentido, no desenvolvimento do estudo, configurou-se como inicialmente, uma pesquisa exploratória,logo, a abordagem da pesquisa será qualiitativa em educação. Posteriormente, a pesquisa assume uma pespectiva bibliográfica a partir da utilização da pesquisa de campo, utilizamos também as fontes terciária para a coleta de dados desta pesquisa. Portanto, ao longo desse estudo, destacamos impactos positivos dos jogos no contexto da aprendizagem, destacando oportunidades para aprimorar as práticas Pedagógicas Inclusivas, dessa forma, possibilitando o desenvolvimento significativo da Língua Brasileira de Sinais, contribuindo assim, para a comunicação e inclusão do sujeito surdo na sociedade.
Descrição:
MOREIRA, Samara de Fatima da Silva. Como os jogos podem auxiliar no processo da aprendizagem da língua brasileira de sinais. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.