UEPB - Repositório Digital

Como os jogos podem auxiliar no processo da aprendizagem da língua brasileira de sinais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moreira, Samara de Fátima da Silva
dc.date.accessioned 2024-06-25T19:03:08Z
dc.date.available 2024-06-25T19:03:08Z
dc.date.issued 2024-06-11
dc.identifier.other CDD 371.387
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31891
dc.description MOREIRA, Samara de Fatima da Silva. Como os jogos podem auxiliar no processo da aprendizagem da língua brasileira de sinais. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract No contexto educacional, investigamos o papel dos jogos no processo de aprendizagem da língua Brasileira de Sinais (Libras), procurando compreender de que modo a ludicidade pode auxiliar para a efetividade do ensino e obtenção dessa língua. Este estudo tem como objetivo geral propor a valorização e interesse na aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais por meio dos jogos. Como objetivo especifico, buscamos uma maneira significativa de desenvolver a comunicação, o cognitivo, efetivo e social dos sujeitos surdos. Na busca de responder ás questões deste estudo, procuramos refletir de acordo com as pespectivas dos seguintes autores: Kishimoto (1993,1994,2009,), Luckesi (2002), Rizzi e Haydt (1987), Marcelino (2001), Macedo; Petty; Passos (2000), Maluf (2007), Bncc (Brasil, 2018). Neste sentido, no desenvolvimento do estudo, configurou-se como inicialmente, uma pesquisa exploratória,logo, a abordagem da pesquisa será qualiitativa em educação. Posteriormente, a pesquisa assume uma pespectiva bibliográfica a partir da utilização da pesquisa de campo, utilizamos também as fontes terciária para a coleta de dados desta pesquisa. Portanto, ao longo desse estudo, destacamos impactos positivos dos jogos no contexto da aprendizagem, destacando oportunidades para aprimorar as práticas Pedagógicas Inclusivas, dessa forma, possibilitando o desenvolvimento significativo da Língua Brasileira de Sinais, contribuindo assim, para a comunicação e inclusão do sujeito surdo na sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Jogos Educativos. pt_BR
dc.subject Língua Brasileira de Sinais pt_BR
dc.title Como os jogos podem auxiliar no processo da aprendizagem da língua brasileira de sinais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta