Resumo:
Esta pesquisa aborda o gênero literário cordel na sala de aula do ensino
fundamental II. Com efeito, se trata de um estudo da pertinência desse gênero para
o letramento literário nesta etapa de ensino. Nesta perspectiva, este estudo tem
como objetivo geral analisar a importância do letramento literário para o trabalho
com o cordel na sala de aula do ensino fundamental II. Ainda, tem-se por objetivos
específicos: compreender a importância do cordel na formação de leitores críticos;
analisar a importância do letramento literário nas aulas de literatura e elaborar uma
sequência didática para trabalhar com o cordel na sala de aula, com base na
sequência básica de Rildo Cosson. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de
natureza qualitativa para a qual foram utilizados os estudos de autores como: Aguiar
e Bordini (1993); Cosson (2021); Marinho e Pinheiro (2012); Soares (2010);
Zilberman (2004); dentre outros teóricos. Pretende-se com esta pesquisa contribuir
para a difusão de conhecimentos sobre o gênero literário cordel bem como a sua
pertinência no ensino e no estímulo ao letramento literário e formação leitora no
ensino fundamental II. Espera-se, ainda, que a discussão aqui apresentada informe
e desperte nos leitores e estudiosos da área o interesse em desenvolver novas
pesquisas que contribuam para agregar novos saberes sobre o tema.
Descrição:
ANDRADE, Flávia Gomes de. O cordel na sala de aula do ensino fundamental II: uma proposta com base na sequência básica de Rildo Cosson. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024.