dc.contributor.author |
Andrade, Flávia Gomes de |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-27T10:31:41Z |
|
dc.date.available |
2024-06-27T10:31:41Z |
|
dc.date.issued |
2024-06-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 398.5 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31910 |
|
dc.description |
ANDRADE, Flávia Gomes de. O cordel na sala de aula do ensino fundamental II: uma proposta com base na sequência básica de Rildo Cosson. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa aborda o gênero literário cordel na sala de aula do ensino
fundamental II. Com efeito, se trata de um estudo da pertinência desse gênero para
o letramento literário nesta etapa de ensino. Nesta perspectiva, este estudo tem
como objetivo geral analisar a importância do letramento literário para o trabalho
com o cordel na sala de aula do ensino fundamental II. Ainda, tem-se por objetivos
específicos: compreender a importância do cordel na formação de leitores críticos;
analisar a importância do letramento literário nas aulas de literatura e elaborar uma
sequência didática para trabalhar com o cordel na sala de aula, com base na
sequência básica de Rildo Cosson. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de
natureza qualitativa para a qual foram utilizados os estudos de autores como: Aguiar
e Bordini (1993); Cosson (2021); Marinho e Pinheiro (2012); Soares (2010);
Zilberman (2004); dentre outros teóricos. Pretende-se com esta pesquisa contribuir
para a difusão de conhecimentos sobre o gênero literário cordel bem como a sua
pertinência no ensino e no estímulo ao letramento literário e formação leitora no
ensino fundamental II. Espera-se, ainda, que a discussão aqui apresentada informe
e desperte nos leitores e estudiosos da área o interesse em desenvolver novas
pesquisas que contribuam para agregar novos saberes sobre o tema. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora. Profa. Dra. Ana Paula Lima Carneiro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
cordel |
pt_BR |
dc.subject |
letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
ensino fundamental ll |
pt_BR |
dc.subject |
formação leitora |
pt_BR |
dc.title |
O cordel na sala de aula do ensino fundamental ll: uma proposta com base na sequência básica de Rildo Cosson |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |