UEPB - Repositório Digital

O cordel na sala de aula do ensino fundamental ll: uma proposta com base na sequência básica de Rildo Cosson

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Flávia Gomes de
dc.date.accessioned 2024-06-27T10:31:41Z
dc.date.available 2024-06-27T10:31:41Z
dc.date.issued 2024-06-18
dc.identifier.other CDD 398.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31910
dc.description ANDRADE, Flávia Gomes de. O cordel na sala de aula do ensino fundamental II: uma proposta com base na sequência básica de Rildo Cosson. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa aborda o gênero literário cordel na sala de aula do ensino fundamental II. Com efeito, se trata de um estudo da pertinência desse gênero para o letramento literário nesta etapa de ensino. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo geral analisar a importância do letramento literário para o trabalho com o cordel na sala de aula do ensino fundamental II. Ainda, tem-se por objetivos específicos: compreender a importância do cordel na formação de leitores críticos; analisar a importância do letramento literário nas aulas de literatura e elaborar uma sequência didática para trabalhar com o cordel na sala de aula, com base na sequência básica de Rildo Cosson. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa para a qual foram utilizados os estudos de autores como: Aguiar e Bordini (1993); Cosson (2021); Marinho e Pinheiro (2012); Soares (2010); Zilberman (2004); dentre outros teóricos. Pretende-se com esta pesquisa contribuir para a difusão de conhecimentos sobre o gênero literário cordel bem como a sua pertinência no ensino e no estímulo ao letramento literário e formação leitora no ensino fundamental II. Espera-se, ainda, que a discussão aqui apresentada informe e desperte nos leitores e estudiosos da área o interesse em desenvolver novas pesquisas que contribuam para agregar novos saberes sobre o tema. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora. Profa. Dra. Ana Paula Lima Carneiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject cordel pt_BR
dc.subject letramento literário pt_BR
dc.subject ensino fundamental ll pt_BR
dc.subject formação leitora pt_BR
dc.title O cordel na sala de aula do ensino fundamental ll: uma proposta com base na sequência básica de Rildo Cosson pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta