dc.contributor.author |
Rufino, Thomas de Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2024-06-27T13:09:18Z |
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dc.date.available |
2024-06-27T13:09:18Z |
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dc.date.issued |
2024-06-11 |
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dc.identifier.other |
CDD 657.84 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31919 |
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dc.description |
RUFINO, Thomas de Oliveira. Análise de modelos de negócios e distribuição em empresas de jogos: um estudo sobre o modelo de distribuição misto da Paradox Interactive. 2024. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O mercado de jogos evoluiu para o modelo de distribuição freemium, que agora predomina. No entanto, o modelo premium, a estratégia inicial de distribuição no mercado de jogos, nunca foi completamente abandonado. Nesse contexto, observa-se que algumas empresas adotam um modelo misto, como é o caso da Paradox Interactive, uma desenvolvedora e distribuidora de jogos sueca que combina elementos dos modelos premium e freemium. O objetivo deste estudo foi analisar os impactos financeiros da adoção do modelo misto pela Paradox. Foram realizadas análises usando regressão linear entre as variáveis: (i) jogadores ativos; (ii) jogos lançados; e (iii) conteúdos extras lançados, e os indicadores econômico-financeiros: (i) retorno sobre o patrimônio líquido (Return on Equity - ROE) e (ii) retorno sobre o ativo (Return on Assets - ROA). Além disso, foi realizada uma análise com matriz de correlação, inserindo as variáveis tamanho dos ativos fixos e volume de vendas. O estudo concluiu que somente a variável jogos lançados teve um grau de explicação significativo sobre o ROE. As variáveis conteúdos extras lançados e jogadores ativos apresentaram correlação com volume de vendas e tamanho dos ativos fixos, respectivamente. Esse resultado demonstra que a estratégia da Paradox é lançar jogos para gerar retorno, enquanto os conteúdos extras atuam em sinergia para aumentar o volume de vendas. Os jogadores ativos influenciam apenas o valor dos ativos intangíveis da empresa, especificamente no fortalecimento da marca. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Dantas |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Modelo Freemium e Premium |
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dc.subject |
Modelo Misto |
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dc.subject |
Impactos Financeiros |
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dc.title |
Análise de modelos de negócios e distribuição em empresas de jogos: um estudo sobre o modelo de distribuição misto da Paradox Interactive. |
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dc.type |
Other |
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