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Análise de modelos de negócios e distribuição em empresas de jogos: um estudo sobre o modelo de distribuição misto da Paradox Interactive.

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dc.contributor.author Rufino, Thomas de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-06-27T13:09:18Z
dc.date.available 2024-06-27T13:09:18Z
dc.date.issued 2024-06-11
dc.identifier.other CDD 657.84
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31919
dc.description RUFINO, Thomas de Oliveira. Análise de modelos de negócios e distribuição em empresas de jogos: um estudo sobre o modelo de distribuição misto da Paradox Interactive. 2024. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O mercado de jogos evoluiu para o modelo de distribuição freemium, que agora predomina. No entanto, o modelo premium, a estratégia inicial de distribuição no mercado de jogos, nunca foi completamente abandonado. Nesse contexto, observa-se que algumas empresas adotam um modelo misto, como é o caso da Paradox Interactive, uma desenvolvedora e distribuidora de jogos sueca que combina elementos dos modelos premium e freemium. O objetivo deste estudo foi analisar os impactos financeiros da adoção do modelo misto pela Paradox. Foram realizadas análises usando regressão linear entre as variáveis: (i) jogadores ativos; (ii) jogos lançados; e (iii) conteúdos extras lançados, e os indicadores econômico-financeiros: (i) retorno sobre o patrimônio líquido (Return on Equity - ROE) e (ii) retorno sobre o ativo (Return on Assets - ROA). Além disso, foi realizada uma análise com matriz de correlação, inserindo as variáveis tamanho dos ativos fixos e volume de vendas. O estudo concluiu que somente a variável jogos lançados teve um grau de explicação significativo sobre o ROE. As variáveis conteúdos extras lançados e jogadores ativos apresentaram correlação com volume de vendas e tamanho dos ativos fixos, respectivamente. Esse resultado demonstra que a estratégia da Paradox é lançar jogos para gerar retorno, enquanto os conteúdos extras atuam em sinergia para aumentar o volume de vendas. Os jogadores ativos influenciam apenas o valor dos ativos intangíveis da empresa, especificamente no fortalecimento da marca. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Modelo Freemium e Premium pt_BR
dc.subject Modelo Misto pt_BR
dc.subject Impactos Financeiros pt_BR
dc.title Análise de modelos de negócios e distribuição em empresas de jogos: um estudo sobre o modelo de distribuição misto da Paradox Interactive. pt_BR
dc.type Other pt_BR


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