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Autismo e políticas públicas: concepções e oferta de atendimento às pessoas com TEA no município de Cuitegi-PB

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dc.contributor.author Guilherme, Laieny da Silva Lima
dc.date.accessioned 2024-06-28T13:13:59Z
dc.date.available 2024-06-28T13:13:59Z
dc.date.issued 2024-06-13
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31953
dc.description GUILHERME, Laieny da Silva Lima. Autismo e políticas públicas: concepções e oferta de atendimento às pessoas com TEA no município de Cuitegi-PB. 2024. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A presente monografia integra os estudos da Linha de Pesquisa Educação Especial e Inclusiva trata da oferta de atendimento às pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista - no município de Cuitegi – PB, bem como das políticas públicas voltadas para esse público específico. Nesse sentido, insere-se nas pesquisas em Educação Especial e Inclusiva. Tem como objetivo geral: Analisar às formas de atendimento de pessoas com autismo no município de Cuitegi – PB. De forma mais específica, buscou-se: a) Conceituar o autismo e sua evolução na contemporaneidade, b) Identificar o foco das pesquisas em autismo, no Brasil, na última década; c) Categorizar o número de pessoas com autismo em nível Brasil, na região nordeste, no estado da Paraíba e no município de Cuitegi – PB e, por fim, d) mapear as políticas públicas de acesso e atendimento de pessoas com autismo no município de Cuitegi – PB. Para a elaboração do arcabouço teórico para fundamentar o trabalho foram utilizados os escritos de Kanner (1943), Asperger (1991), Wollf (2004), Rovere (2023) dentre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão da temática. Metodologicamente a pesquisa se fundamentou nos preceitos da abordagem qualitativa, primando por um estudo bibliográfico, acrescido da aplicação de um questionário semiestruturado. Diante disso, verificou-se que a oferta de atendimento nas salas de AEE tem buscando atender às necessidades das pessoas com autismo residentes no município. No entanto, dada às especificidades e singularidades desse atendimento, às escolas ainda carecem de materiais de apoio didático-pedagógico apropriados para essa demanda. Em nível nacional, também, registra-se a insuficiência de políticas públicas voltadas ao público com Autismo, especialmente no que diz respeito ao número de pessoas diagnósticas e correspondência a esse atendimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Verônica Pessôa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Políticas Públicas pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title Autismo e políticas públicas: concepções e oferta de atendimento às pessoas com TEA no município de Cuitegi-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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