Resumo:
A variação linguística é um fenômeno comum a todas as línguas, em que são
apresentadas transformações, evoluções e adaptações na comunicação dos
falantes. Com base nisso, o objetivo geral do nosso estudo consiste em analisar a
visão de professores de Língua Portuguesa acerca da temática da variação
linguística. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter
descritivo, o instrumento utilizado para coleta de dados consistiu em um questionário
direcionado para sete docentes de escolas públicas e particulares da cidade de
Guarabira do estado da Paraíba, que atuam na educação básica como professores
de Língua Portuguesa. O referencial teórico abrangeu os estudos de Antunes
(2009), Bagno (2009), Bortoni-ricardo (2014), Coelho et al., (2015), Libâneo (2013),
Oliveira (2010), e os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN
(1998) e Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018). As concepções
dos docentes da escola pública reconheceram a importância de a temática do
preconceito linguístico ser discutida com os alunos e trabalhada em sala de aula,
porém dois dos professores de escolas particulares deram maior ênfase à instrução
da gramática normativa. As respostas dos professores participantes da pesquisa
demonstraram estratégias de ensino eficientes para conscientizar os discentes sobre
a gravidade da discriminação pela língua. Logo, consideramos a nossa pesquisa
indispensável para ressignificar a importância do trabalho com a variação linguística
em sala de aula de quaisquer redes educacionais.
Descrição:
OLIVEIRA, Amanda da Silva. A variação linguística no contexto escolar: concepções de professores da língua portuguesa de escolas públicas e particulares da cidade de Guarabira-PB. 2024. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.