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A variação linguística no contexto escolar: concepções de professores da língua portuguesa de escolas públicas e particulares da cidade de Guarabira-PB

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dc.contributor.author Oliveira, Amanda da Silva
dc.date.accessioned 2024-06-28T21:45:00Z
dc.date.available 2024-06-28T21:45:00Z
dc.date.issued 2024-06
dc.identifier.other CDD 469.07
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31969
dc.description OLIVEIRA, Amanda da Silva. A variação linguística no contexto escolar: concepções de professores da língua portuguesa de escolas públicas e particulares da cidade de Guarabira-PB. 2024. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A variação linguística é um fenômeno comum a todas as línguas, em que são apresentadas transformações, evoluções e adaptações na comunicação dos falantes. Com base nisso, o objetivo geral do nosso estudo consiste em analisar a visão de professores de Língua Portuguesa acerca da temática da variação linguística. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, o instrumento utilizado para coleta de dados consistiu em um questionário direcionado para sete docentes de escolas públicas e particulares da cidade de Guarabira do estado da Paraíba, que atuam na educação básica como professores de Língua Portuguesa. O referencial teórico abrangeu os estudos de Antunes (2009), Bagno (2009), Bortoni-ricardo (2014), Coelho et al., (2015), Libâneo (2013), Oliveira (2010), e os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998) e Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018). As concepções dos docentes da escola pública reconheceram a importância de a temática do preconceito linguístico ser discutida com os alunos e trabalhada em sala de aula, porém dois dos professores de escolas particulares deram maior ênfase à instrução da gramática normativa. As respostas dos professores participantes da pesquisa demonstraram estratégias de ensino eficientes para conscientizar os discentes sobre a gravidade da discriminação pela língua. Logo, consideramos a nossa pesquisa indispensável para ressignificar a importância do trabalho com a variação linguística em sala de aula de quaisquer redes educacionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Anilda Costa Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Preconceito linguístico pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.title A variação linguística no contexto escolar: concepções de professores da língua portuguesa de escolas públicas e particulares da cidade de Guarabira-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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