Resumo:
O presente trabalho centra-se essencialmente na abordagem dos desafios e possibilidades acerca do ensino de literatura nas aulas de espanhol enquanto requisito para o fomento ao letramento literário. Neste sentido, além de discorrer acerca da importância da literatura para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos dos estudantes, o estudo se volta para a apresentação de uma crítica ao atual PNLD que deixou de contemplar o livro didático de espanhol. Assim, propõe-se uma análise das obras que compõem a coleção Confluencia, aprovada pelo PNLD 2018. Desta forma, a análise prioriza a reflexão em relação aos gêneros literários, aos autores e às atividades propostas na coleção, levando em consideração sua relevância para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Ademais, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica - quanto a sua natureza – e, quanto ao método, classifica-se como documental, uma vez que se vale de materiais e documentos previamente elaborados. Utilizou-se da abordagem qualitativa com foco no letramento literário. A partir dos postulados de autores como Cosson (2009), Rosa (2011), Macedo (2021), além da análise e da reflexão em relação aos livros didáticos citados, conclui-se que é possível ofertar um ensino de literatura que favoreça o letramento literário. Para isso, é necessário considerar o perfil dos estudantes, seus anseios e experiências, para, a partir daí, direcionar a prática pedagógica de maneira personalizada, sem deixar de lado o uso das metodologias ativas associadas às tecnologias digitas. Desta forma, o professor deverá colocar o estudante no centro do processo de ensino, por isso, sua atitude primordial para que os objetivos educacionais sejam alcançados de fato.
Descrição:
QUEIROZ, Ivonete Duarte de Sousa. O letramento literário e o ensino de literatura nas aulas de espanhol: desafios e possibilidades. 2024. 55f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.