UEPB - Repositório Digital

O letramento literário e ensino de literatura nas aulas de espanhol: desafios e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Queiroz, Ivonete Duarte de Sousa
dc.date.accessioned 2024-06-28T23:06:29Z
dc.date.available 2024-06-28T23:06:29Z
dc.date.issued 2024-06-20
dc.identifier.other CDD 372.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31970
dc.description QUEIROZ, Ivonete Duarte de Sousa. O letramento literário e o ensino de literatura nas aulas de espanhol: desafios e possibilidades. 2024. 55f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho centra-se essencialmente na abordagem dos desafios e possibilidades acerca do ensino de literatura nas aulas de espanhol enquanto requisito para o fomento ao letramento literário. Neste sentido, além de discorrer acerca da importância da literatura para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos dos estudantes, o estudo se volta para a apresentação de uma crítica ao atual PNLD que deixou de contemplar o livro didático de espanhol. Assim, propõe-se uma análise das obras que compõem a coleção Confluencia, aprovada pelo PNLD 2018. Desta forma, a análise prioriza a reflexão em relação aos gêneros literários, aos autores e às atividades propostas na coleção, levando em consideração sua relevância para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Ademais, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica - quanto a sua natureza – e, quanto ao método, classifica-se como documental, uma vez que se vale de materiais e documentos previamente elaborados. Utilizou-se da abordagem qualitativa com foco no letramento literário. A partir dos postulados de autores como Cosson (2009), Rosa (2011), Macedo (2021), além da análise e da reflexão em relação aos livros didáticos citados, conclui-se que é possível ofertar um ensino de literatura que favoreça o letramento literário. Para isso, é necessário considerar o perfil dos estudantes, seus anseios e experiências, para, a partir daí, direcionar a prática pedagógica de maneira personalizada, sem deixar de lado o uso das metodologias ativas associadas às tecnologias digitas. Desta forma, o professor deverá colocar o estudante no centro do processo de ensino, por isso, sua atitude primordial para que os objetivos educacionais sejam alcançados de fato. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Ma. Maria da Conceição Almeida Teixeira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.title O letramento literário e ensino de literatura nas aulas de espanhol: desafios e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta