Resumo:
Tendo em vista que o presente estudo trata da análise da relação professor-aluno na formação pedagógica durante o Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II em duas escolas públicas de Guarabira – PB, foi necessário investigar atentamente de que forma a prática em sala de aula está articulada com o propósito de ensino nas perspectivas e desafios das abordagens pedagógicas. O objetivo geral foi analisar as dinâmicas de interação entre professoras e alunos da educação infantil e do ensino fundamental. De forma mais específica, buscou-se analisar os fundamentos teóricos que embasam a interação professor-aluno, investigar os conceitos, compreender as características específicas das práticas e sua contribuição no espaço escolar. Usamos a seguinte pergunta como ponto de partida do trabalho: Como a interação entre professoras e alunos em turmas da educação infantil e do ensino fundamental influencia o ambiente de aprendizagem, considerando os fundamentos teóricos, práticas pedagógicas e descrições pedagógicas das professoras? Para a elaboração do arcabouço teórico que fundamenta o trabalho, utilizamos os escritos de Libâneo (2006) e Pimenta (2018), entre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e o debate da temática. Realizou-se uma pesquisa de metodologia qualitativa, com abordagem bibliográfica, utilizando os fundamentos teóricos consolidados que foram adquiridos por meio de estudos em sala de aula durante o componente de Estágio Supervisionado. Diante disso, verificou-se a importância da relação entre professores e alunos no processo educativo e na formação docente.
Descrição:
LIMA, Anna Allycya Bezerra de. Estágio supervisionado: análise da relação professor-aluno na formação pedagógica. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.