dc.contributor.author |
Lima, Anna Allycya Bezerra de |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-01T14:12:44Z |
|
dc.date.available |
2024-07-01T14:12:44Z |
|
dc.date.issued |
2024-06-10 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31997 |
|
dc.description |
LIMA, Anna Allycya Bezerra de. Estágio supervisionado: análise da relação professor-aluno na formação pedagógica. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Tendo em vista que o presente estudo trata da análise da relação professor-aluno na formação pedagógica durante o Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II em duas escolas públicas de Guarabira – PB, foi necessário investigar atentamente de que forma a prática em sala de aula está articulada com o propósito de ensino nas perspectivas e desafios das abordagens pedagógicas. O objetivo geral foi analisar as dinâmicas de interação entre professoras e alunos da educação infantil e do ensino fundamental. De forma mais específica, buscou-se analisar os fundamentos teóricos que embasam a interação professor-aluno, investigar os conceitos, compreender as características específicas das práticas e sua contribuição no espaço escolar. Usamos a seguinte pergunta como ponto de partida do trabalho: Como a interação entre professoras e alunos em turmas da educação infantil e do ensino fundamental influencia o ambiente de aprendizagem, considerando os fundamentos teóricos, práticas pedagógicas e descrições pedagógicas das professoras? Para a elaboração do arcabouço teórico que fundamenta o trabalho, utilizamos os escritos de Libâneo (2006) e Pimenta (2018), entre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e o debate da temática. Realizou-se uma pesquisa de metodologia qualitativa, com abordagem bibliográfica, utilizando os fundamentos teóricos consolidados que foram adquiridos por meio de estudos em sala de aula durante o componente de Estágio Supervisionado. Diante disso, verificou-se a importância da relação entre professores e alunos no processo educativo e na formação docente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderley |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Fundamentos da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio Supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor-aluno |
pt_BR |
dc.title |
Estágio supervisionado: análise da relação professor-aluno na formação pedagógica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |