UEPB - Repositório Digital

Estágio supervisionado: análise da relação professor-aluno na formação pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Anna Allycya Bezerra de
dc.date.accessioned 2024-07-01T14:12:44Z
dc.date.available 2024-07-01T14:12:44Z
dc.date.issued 2024-06-10
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31997
dc.description LIMA, Anna Allycya Bezerra de. Estágio supervisionado: análise da relação professor-aluno na formação pedagógica. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista que o presente estudo trata da análise da relação professor-aluno na formação pedagógica durante o Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II em duas escolas públicas de Guarabira – PB, foi necessário investigar atentamente de que forma a prática em sala de aula está articulada com o propósito de ensino nas perspectivas e desafios das abordagens pedagógicas. O objetivo geral foi analisar as dinâmicas de interação entre professoras e alunos da educação infantil e do ensino fundamental. De forma mais específica, buscou-se analisar os fundamentos teóricos que embasam a interação professor-aluno, investigar os conceitos, compreender as características específicas das práticas e sua contribuição no espaço escolar. Usamos a seguinte pergunta como ponto de partida do trabalho: Como a interação entre professoras e alunos em turmas da educação infantil e do ensino fundamental influencia o ambiente de aprendizagem, considerando os fundamentos teóricos, práticas pedagógicas e descrições pedagógicas das professoras? Para a elaboração do arcabouço teórico que fundamenta o trabalho, utilizamos os escritos de Libâneo (2006) e Pimenta (2018), entre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e o debate da temática. Realizou-se uma pesquisa de metodologia qualitativa, com abordagem bibliográfica, utilizando os fundamentos teóricos consolidados que foram adquiridos por meio de estudos em sala de aula durante o componente de Estágio Supervisionado. Diante disso, verificou-se a importância da relação entre professores e alunos no processo educativo e na formação docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderley pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Fundamentos da Educação pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.title Estágio supervisionado: análise da relação professor-aluno na formação pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta