Resumo:
No início do ano de 2020, o ensino presencial no Brasil, assim como em todo o
mundo, foi suspenso devido à necessidade de isolamento social em virtude da
pandemia de Covid-19. Por causa do contexto pandêmico, houve a necessidade de
uma rápida adaptação da prática docente para os meios digitais, gerando
fragilidades tanto para as instituições de ensino, como para professores e alunos.
Nesse sentido, considerando o contexto da pandemia, este trabalho tem como
principal objetivo discutir a prática docente em língua espanhola, durante o contexto
de aulas remotas. E como objetivos específicos: a) discutir o impacto da Covid-19 na
educação brasileira; b) analisar o uso das TDIC’s pelos professores para o ensino da
língua espanhola e c) avaliar os desafios vivenciados, a partir da experiência dos
Estágios Supervisionados I e II, do curso de Licenciatura em Letras habilitação em
Língua Espanhola, do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. A
pesquisa foi desenvolvida nos estágios de observação e intervenção no Curso de
Extensão: Espanhol para Comunidade, oferecido pela Universidade Estadual da
Paraíba (UEPB). Para tal, utilizou-se metodologias de natureza bibliográfica,
descritiva e qualitativa, fazendo-se uso do relato de experiência. Possui aporte
teórico em autores como: Zanardi, Oliveira e Santos (2020), Ortega e Rocha (2020),
Senhoras (2020), Revuz (1998), Camacho (2020), Nóvoa (1995), Freire (1996) e
Antunes Neto (2020). Em suma, as principais percepções alcançadas foram que: em
relação ao uso da TDIC’s, percebeu-se um alto nível de dificuldades tanto por parte
dos alunos do curso de extensão quanto por parte dos professores estagiários; no
tocante às observações acerca do processo de ensino e aprendizagem, pôde-se
notar que o nível de aprendizado não foi o mesmo para todos os alunos, tendo em
vista principalmente as dificuldades de acesso à internet; e em relação às reflexões
a partir da ótica discente, os pontos de maior destaque são o fato dos estagiários
não estarem preparados, uma vez que, nunca haviam ministrado nenhum tipo de
aula e o compromisso de orientar da melhor forma possível em meio às
circunstâncias que se encontravam.
Descrição:
QUEIRÓS, Marcicleide. Ensino de espanhol: a prática docente em contexto de aulas remotas. 2024. 56p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.