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Ensino de espanhol: a prática docente em contexto de aulas remotas

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dc.contributor.author Queirós, Marcicleide Batista
dc.date.accessioned 2024-07-02T00:44:37Z
dc.date.available 2024-07-02T00:44:37Z
dc.date.issued 2024-06-21
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32011
dc.description QUEIRÓS, Marcicleide. Ensino de espanhol: a prática docente em contexto de aulas remotas. 2024. 56p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. pt_BR
dc.description.abstract No início do ano de 2020, o ensino presencial no Brasil, assim como em todo o mundo, foi suspenso devido à necessidade de isolamento social em virtude da pandemia de Covid-19. Por causa do contexto pandêmico, houve a necessidade de uma rápida adaptação da prática docente para os meios digitais, gerando fragilidades tanto para as instituições de ensino, como para professores e alunos. Nesse sentido, considerando o contexto da pandemia, este trabalho tem como principal objetivo discutir a prática docente em língua espanhola, durante o contexto de aulas remotas. E como objetivos específicos: a) discutir o impacto da Covid-19 na educação brasileira; b) analisar o uso das TDIC’s pelos professores para o ensino da língua espanhola e c) avaliar os desafios vivenciados, a partir da experiência dos Estágios Supervisionados I e II, do curso de Licenciatura em Letras habilitação em Língua Espanhola, do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. A pesquisa foi desenvolvida nos estágios de observação e intervenção no Curso de Extensão: Espanhol para Comunidade, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para tal, utilizou-se metodologias de natureza bibliográfica, descritiva e qualitativa, fazendo-se uso do relato de experiência. Possui aporte teórico em autores como: Zanardi, Oliveira e Santos (2020), Ortega e Rocha (2020), Senhoras (2020), Revuz (1998), Camacho (2020), Nóvoa (1995), Freire (1996) e Antunes Neto (2020). Em suma, as principais percepções alcançadas foram que: em relação ao uso da TDIC’s, percebeu-se um alto nível de dificuldades tanto por parte dos alunos do curso de extensão quanto por parte dos professores estagiários; no tocante às observações acerca do processo de ensino e aprendizagem, pôde-se notar que o nível de aprendizado não foi o mesmo para todos os alunos, tendo em vista principalmente as dificuldades de acesso à internet; e em relação às reflexões a partir da ótica discente, os pontos de maior destaque são o fato dos estagiários não estarem preparados, uma vez que, nunca haviam ministrado nenhum tipo de aula e o compromisso de orientar da melhor forma possível em meio às circunstâncias que se encontravam. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Ma. Maria da Conceição Almeida Teixeira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Ensino da língua espanhola pt_BR
dc.subject Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC
dc.title Ensino de espanhol: a prática docente em contexto de aulas remotas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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