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Desafios e perspectivas: um estudo sobre a educação do campo no Assentamento P. A Redenção em Pilões, Paraíba

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dc.contributor.author Silva Filho, Cicero Pedro da
dc.date.accessioned 2024-07-02T13:01:23Z
dc.date.available 2024-07-02T13:01:23Z
dc.date.issued 2024-06-10
dc.identifier.other CDD 370.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32019
dc.description SILVA FILHO, Cicero Pedro da Silva Filho. Desafios e perspectivas: um estudo sobre a educação do campo no Assentamento P. A Redenção em Pilões, Paraíba. 2024. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo analisar as políticas educacionais e da Educação do Campo no assentamento P.A Redenção, localizado no município de Pilões-PB, com foco na Escola Municipal Roberto de Menezes Lins. Nessa perspectiva, a pesquisa traz discussões importantes acerca dos desafios e pontos de vista sobre essa modalidade de ensino. Isso posto, o objetivo geral do presente estudo é: analisar e compreender a situação da Educação do Campo no assentamento P.A Redenção em Pilões-PB, fornecendo uma visão abrangente e informativa sobre suas características. Para tanto, buscou-se proporcionar uma comparação e um contraste das características da Educação do Campo com a Educação Rural, ao destacar suas diferenças e semelhanças, ressaltando os principais desafios enfrentados pela Educação do Campo no contexto específico do assentamento. Como problema da pesquisa, recorreu-se à seguinte indagação: como as políticas educacionais no assentamento P.A Redenção em Pilões-PB diferem das práticas educacionais rurais, e quais são os desafios específicos enfrentados pela Educação do Campo nesse contexto? Nessa direção, a pesquisa se caracteriza como sendo do tipo qualitativa e de revisão bibliográfica. No que tange ao procedimento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista com o gestor e uma professora da referida escola. Para a fundamentação do trabalho, foram utilizados, dentre outros escritores, Caldart (2012) e Ribeiro (2012), referência em Educação do Campo e Educação Rural, respectivamente, dando grande contribuição para a discussão da temática. Sendo assim, foi possível concluir que a pesquisa pode contribuir com reflexões no âmbito da Educação do Campo e políticas públicas em áreas rurais e de assentamentos, visando uma educação de qualidade, integrada e transformadora, que valorize a identidade do aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderley pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Assentamento pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Políticas Públicas pt_BR
dc.title Desafios e perspectivas: um estudo sobre a educação do campo no Assentamento P. A Redenção em Pilões, Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


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