Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar um relato de experiência referente
ao ambiente do ensino a partir da vivência na disciplina de Estágio Supervisionado
do curso de Pedagogia. Desse modo, teve-se como justificava a necessidade de
refletir sobre as questões em torno da educação, sexualidade e gênero no campo
escolar, especificamente no ensino fundamental, uma vez que, se faz necessário
desmistificar os tabus em torno da sexualidade, pois alguns discursos podem levar a
uma série de resultados negativos como discriminação, estigma e violência. As
discussões teóricas foram fundamentadas e baseadas nos estudos de Lopes (1997;
2003), Bruns; Santos (2000), Saffioti (2015), entre outros autores. O percurso
metodológico atendeu a análise documental em que foram feitas buscas no campo
de pesquisa dos documentos oficiais, filtrando as palavras-chave gênero,
sexualidade, educação sexual, educação em sexualidade, além direcionar a
pesquisa descritiva no relato de experiência do Estágio Supervisionado, que
possibilitou uma intervenção pedagógica sobre educação sexual para a turma do 4º
ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Guarabira – PB.
Como resultado foi possível encontrar evidência sobre o silenciamento da temática
nos documentos oficiais, ou aparição de conteúdos biologizantes para tratar a
educação sexual nas escolas. A partir da intervenção pedagógica no Estágio
Supervisionado buscou-se, nas possibilidades educacionais, orientar as crianças
contra possíveis situações de abuso e violência sexuais. Por isso a formação
docente deve construir uma práxis pedagógica que relaciona teoria e prática,
promovendo uma discussão efetiva sobre educação sexual para garantia da
igualdade de gênero, respeito mútuo, autonomia e bem-estar emocional e social.
Isso requer uma abordagem crítica e reflexiva sobre as questões em torno de temas
como sexualidade e gênero.
Descrição:
ALVES, Dayanne da Silva. Formação de professores e a educação sexual: relato de experiência sobre a prática pedagógica em estágio supervisionado. 2024. 43f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.