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Formação de professores e a educação sexual: relato de experiência sobre a prática pedagógica em estágio supervisionado

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dc.contributor.author Alves, Dayanne da Silva
dc.date.accessioned 2024-07-03T23:45:14Z
dc.date.available 2024-07-03T23:45:14Z
dc.date.issued 2024-06-20
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32072
dc.description ALVES, Dayanne da Silva. Formação de professores e a educação sexual: relato de experiência sobre a prática pedagógica em estágio supervisionado. 2024. 43f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar um relato de experiência referente ao ambiente do ensino a partir da vivência na disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia. Desse modo, teve-se como justificava a necessidade de refletir sobre as questões em torno da educação, sexualidade e gênero no campo escolar, especificamente no ensino fundamental, uma vez que, se faz necessário desmistificar os tabus em torno da sexualidade, pois alguns discursos podem levar a uma série de resultados negativos como discriminação, estigma e violência. As discussões teóricas foram fundamentadas e baseadas nos estudos de Lopes (1997; 2003), Bruns; Santos (2000), Saffioti (2015), entre outros autores. O percurso metodológico atendeu a análise documental em que foram feitas buscas no campo de pesquisa dos documentos oficiais, filtrando as palavras-chave gênero, sexualidade, educação sexual, educação em sexualidade, além direcionar a pesquisa descritiva no relato de experiência do Estágio Supervisionado, que possibilitou uma intervenção pedagógica sobre educação sexual para a turma do 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Guarabira – PB. Como resultado foi possível encontrar evidência sobre o silenciamento da temática nos documentos oficiais, ou aparição de conteúdos biologizantes para tratar a educação sexual nas escolas. A partir da intervenção pedagógica no Estágio Supervisionado buscou-se, nas possibilidades educacionais, orientar as crianças contra possíveis situações de abuso e violência sexuais. Por isso a formação docente deve construir uma práxis pedagógica que relaciona teoria e prática, promovendo uma discussão efetiva sobre educação sexual para garantia da igualdade de gênero, respeito mútuo, autonomia e bem-estar emocional e social. Isso requer uma abordagem crítica e reflexiva sobre as questões em torno de temas como sexualidade e gênero. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Thayana Priscila Domingos da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.title Formação de professores e a educação sexual: relato de experiência sobre a prática pedagógica em estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


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