Resumo:
Diante de um mercado amplo e competitivo, experiências reais e cativantes vêm se tornando
um grande atrativo para conquistar o consumidor atual, e por meio do marketing sensorial as
empresas são capazes de enriquecer tais experiências com o estímulo dos cinco sentidos
humanos. Sob essa ótica, este estudo busca analisar como o marketing sensorial de uma
empresa do ramo alimentício influencia a experiência de seus clientes no ponto de venda. A
pesquisa possui abordagem qualitativa e exploratória, tratando-se de um estudo de caso, onde
foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, elaboradas com base na fundamentação teórica
deste trabalho, sendo a primeira feita com o CEO da empresa lócus de pesquisa, e a segunda,
com 10 clientes que frequentam o estabelecimento, além da observação participante feita pela
pesquisadora. A partir da análise dos resultados, realizada com a técnica de análise temática,
conclui-se que, apesar de não explorarem efetivamente cada um dos cinco sentidos, as
estratégias sensoriais da empresa lócus de pesquisa enriquecem a experiência de seus clientes,
promovendo bem estar não somente através do sabor, mas através do visual, dos aromas, do
som ambiente, da textura dos elementos que constituem o espaço, e toda a atmosfera
construída no ponto de venda. Este estudo traz à tona novas percepções e sensações dos
clientes a partir de experiências sensoriais, contribuindo também com a aprendizagem de
futuros empreendedores que desejam ofertar boas experiências no ramo alimentício.
Descrição:
SANTANA, Isabele Almeida. Marketing sensorial orientado para a experiência do cliente: um estudo de caso em uma empresa do ramo alimentício. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba,Patos, 2024.