Resumo:
A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas para diversos setores, especialmente para a educação, considerando que, com a necessidade de isolamento social, o ensino remoto emergencial se tornou a principal alternativa para dar continuidade às atividades educacionais. Este artigo tem como objetivo geral analisar o impacto da pandemia na educação, os desafios e benefícios do Ensino Remoto de Emergência (ERE) e as perspectivas a serem consideradas na educação pós-pandêmica. Os objetivos específicos são: refletir sobre a evolução da situação pandêmica e alguns dos seus impactos na sociedade e na educação; discutir o papel das tecnologias na educação durante a pandemia, os benefícios e os desafios do ensino remoto de emergência; analisar as implicações do ensino remoto para o período pós-pandêmico. Trata-se de uma Pesquisa Bibliográfica, tendo como principais pressupostos teóricos: Castells (2005), Mercado (1998), Souza (2020), dentre outros. O resultado demonstra que, embora a pandemia tenha imposto dificuldades, ela também catalisou mudanças necessárias e abriu caminho para que os sistemas educacionais compreendam a necessidade de dispor de novos processos de ensino e aprendizagem conectados com os recursos tecnológicos presentes na Sociedade da Informação. Políticas públicas bem elaboradas e investimentos estratégicos serão cruciais para transformar essas lições em práticas permanentes no pós-pandemia.
Descrição:
MARQUES, Maria Quitéria Serafim Guimarães. A pandemia e o ensino remoto: impactos, desafios e perspectivas futuras para a educação 2024. 19f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.