dc.contributor.author |
Marques, Maria Quitéria Serafim Guimarães |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-04T19:10:59Z |
|
dc.date.available |
2024-07-04T19:10:59Z |
|
dc.date.issued |
2024-06-27 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.207 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32097 |
|
dc.description |
MARQUES, Maria Quitéria Serafim Guimarães. A pandemia e o ensino remoto: impactos, desafios e perspectivas futuras para a educação 2024. 19f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas para diversos setores, especialmente para a educação, considerando que, com a necessidade de isolamento social, o ensino remoto emergencial se tornou a principal alternativa para dar continuidade às atividades educacionais. Este artigo tem como objetivo geral analisar o impacto da pandemia na educação, os desafios e benefícios do Ensino Remoto de Emergência (ERE) e as perspectivas a serem consideradas na educação pós-pandêmica. Os objetivos específicos são: refletir sobre a evolução da situação pandêmica e alguns dos seus impactos na sociedade e na educação; discutir o papel das tecnologias na educação durante a pandemia, os benefícios e os desafios do ensino remoto de emergência; analisar as implicações do ensino remoto para o período pós-pandêmico. Trata-se de uma Pesquisa Bibliográfica, tendo como principais pressupostos teóricos: Castells (2005), Mercado (1998), Souza (2020), dentre outros. O resultado demonstra que, embora a pandemia tenha imposto dificuldades, ela também catalisou mudanças necessárias e abriu caminho para que os sistemas educacionais compreendam a necessidade de dispor de novos processos de ensino e aprendizagem conectados com os recursos tecnológicos presentes na Sociedade da Informação. Políticas públicas bem elaboradas e investimentos estratégicos serão cruciais para transformar essas lições em práticas permanentes no pós-pandemia. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Taíses Araújo da Silva Alves |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto de emergência |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.title |
A pandemia e o ensino remoto: impactos, desafios e perspectivas futuras para a educação. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |