Resumo:
O presente trabalho está alicerçado na temática de mitigação ao bullying nas escolas, um
fenômeno que afeta negativamente a dinâmica escolar e o desenvolvimento psicológico dos
envolvidos. No primeiro capítulo, intitulado "por trás das máscaras: da dinâmica do bullying às
cicatrizes psicológicas", são abordadas as definições, causas e consequências do bullying, com
ênfase nos impactos sobre agressores, vítimas e até mesmo observadores passivos. Para
compreender melhor o fenômeno em estudo, partimos da seguinte questão norteadora: Um
programa de intervenção educativa pode empoderar crianças e reduzir o bullying escolar?
Partindo dessa premissa, lançamos como objetivo geral: analisar as possíveis estratégias de
intervenção para reduzir sua ocorrência e mitigar os efeitos negativos do bullying no
desenvolvimento infantil, e como objetivos específicos: a) Identificar as principais formas de
bullying que ocorrem durante a infância; b) Descrever os tipos de bullying (físico, verbal,
psicológico e cibernético); c) Explorar estratégias de prevenção e intervenção eficazes no combate
ao bullying infantil. Este estudo se caracteriza por ser uma pesquisa bibliográfica e documental
de cunho qualitativo utilizando se de artigos científicos para sua construção. Como aporte teórico,
foram utilizados os trabalhos de autores renomados como Ttofi (2011); Fante (2005); e Silva e
Borges (2018), entre outros, que oferecem uma visão aprofundada e multifacetada do problema.
Como resultados, verificamos que as estratégias adequadas podem minimizar o impacto que o
bullying causa, conduzindo para que os indivíduos possam se desenvolver de forma mais saudável
e segura.
Descrição:
OLIVEIRA, Anthônny Willians de Lima. A face cruel da infância: desafios no combate ao bullying na realidade escolar brasileira. 2024. 26f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.