Resumo:
Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre educação e emancipação,
na perspectiva teórica de Theodor Adorno, bem como refletir sobre a aplicação dessas
reflexões na docência de filosofia no ensino médio. Para tanto, inicialmente, será feita
uma revisão bibliográfica sobre a concepção de educação e de emancipação na obra
de Adorno, destacando a importância da educação para o desenvolvimento crítico do
indivíduo e sua relação com a sociedade. Em seguida, será analisada a realidade da
docência de filosofia no ensino médio, buscando identificar os desafios e
possibilidades de aplicação dos conceitos de Adorno e dos outros autores que foram
base para o desenvolvimento do presente trabalho. Abordaremos a respeito do
método de ensino tradicional-expositivo em comparação à metodologia de ensino que
incentiva o ato do filosofar no aluno do ensino médio. Por fim, serão apresentadas
algumas propostas para a prática docente de filosofia com base nas reflexões teóricas
do autor alemão e dos demais autores, visando contribuir para a formação de
indivíduos críticos e emancipados no contexto escolar
Descrição:
ARAÚJO, C. S.Educação e emancipação em Theodor Adorno: uma reflexão relacionada ao ensino de filosofia no ensino médio. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.