UEPB - Repositório Digital

Educação e emancipação em Theodor Adorno: uma reflexão relacionada ao ensino de filosofia no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Clovis Silva
dc.date.accessioned 2024-07-05T14:30:08Z
dc.date.available 2024-07-05T14:30:08Z
dc.date.issued 2024-06-17
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32131
dc.description ARAÚJO, C. S.Educação e emancipação em Theodor Adorno: uma reflexão relacionada ao ensino de filosofia no ensino médio. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre educação e emancipação, na perspectiva teórica de Theodor Adorno, bem como refletir sobre a aplicação dessas reflexões na docência de filosofia no ensino médio. Para tanto, inicialmente, será feita uma revisão bibliográfica sobre a concepção de educação e de emancipação na obra de Adorno, destacando a importância da educação para o desenvolvimento crítico do indivíduo e sua relação com a sociedade. Em seguida, será analisada a realidade da docência de filosofia no ensino médio, buscando identificar os desafios e possibilidades de aplicação dos conceitos de Adorno e dos outros autores que foram base para o desenvolvimento do presente trabalho. Abordaremos a respeito do método de ensino tradicional-expositivo em comparação à metodologia de ensino que incentiva o ato do filosofar no aluno do ensino médio. Por fim, serão apresentadas algumas propostas para a prática docente de filosofia com base nas reflexões teóricas do autor alemão e dos demais autores, visando contribuir para a formação de indivíduos críticos e emancipados no contexto escolar pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Carlos Antonio de Souza. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Emancipação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino de filosofia pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Educação e emancipação em Theodor Adorno: uma reflexão relacionada ao ensino de filosofia no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta