Resumo:
O presente trabalho de conclusão curso, contém uma reflexão sobre a trajetória da
assistência estudantil universitária no modo de produção capitalista, com enfoque ao
debate para a democratização do ensino, tem como propósito principal analisar o
Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº
7.234/2010, que visa ampliar as condições de permanência de estudantes de baixa
renda nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil. Utilizando como
metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa a partir
do método crítico dialético, para analisar no contexto do capitalismo, buscamos
analisar o PNAES pensando seus impactos na redução das desigualdades
socioeconômicas e na promoção da inclusão social e educacional no ensino superior
brasileiro. Como aproximações conclusivas, destacamos a importância crucial do
PNAES para garantir o acesso equitativo e a permanência dos estudantes no ensino
superior, contribuindo significativamente para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Descrição:
PINTO, Ana Maria Cordeiro Silva. Democratização do Ensino Superior nas Instituições Federais: reflexões sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.