Resumo:
Criado em 2002, o programa Bolsa Família é uma das mais importantes
políticas públicas instauradas no Brasil. Nesse sentido, em virtude de uma
experiência de trabalho nessa ação social, buscamos desenvolver uma
pesquisa que tem como objetivo geral promover a adaptação linguística no
questionário do Bolsa Família, mediante a dificuldade apresentada por alguns
beneficiários no que tange ao entendimento de algumas perguntas do referido
questionário. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido por meio de uma
pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. A justificativa para o
desenvolvimento da pesquisa partiu da observação que alguns candidatos ao
benefício apresentavam já no processo de inscrição, visto que, mesmo sendo
um programa que tem por finalidade amparar pessoas vulneráveis, o
questionário de acesso mostra-se de difícil compreensão ao público não
alfabetizado e mais necessitado, realidade da maioria dos indivíduos que
procuram integrar-se ao programa social. No que tange à fundamentação
teórica, a presente pesquisa utilizou os trabalhos desenvolvidos por Bagno
(1999; 2014), no tratamento da variação linguística; Antunes (2009), no que se
refere aos estudos sobre a importância do uso da língua no contexto social;
Soares (2010), no tocante à abordagem referente ao processo de alfabetização
e letramento, dentre outros. Os resultados obtidos mediante a realização da
pesquisa demonstraram que a adaptação linguística ao contexto comunitário
mostra-se como uma estratégia necessária para o processo do funcionamento
social em análise, o que é possível em virtude da heterogeneidade inerente à
língua.
Descrição:
SILVA, Franciane Araujo da. Adaptação linguística em entrevistas do programa social Bolsa Família no município de Pilõezinhos/PB. 2024. 52f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.