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O objetivo desse relato de experiência foi destacar as atividades marcantes desenvolvidas com
as crianças, adolescentes e suas mães agricultoras residentes no Assentamento Santa Cruz, pelo
período de cinco anos através da aplicação do projeto de Extensão Oficinas Pedagógicas nas
Trilhas Agroecológicas. O referido projeto teve como aporte teórico às contribuições de Zaballa
(1998), Capra (2007) e Freire (1996), no qual buscou-se contribuir para a formação cidadã dos
envolvidos no projeto. A metodologia proporcionou a construção de oficinas agroecológicas
que promoveram a reflexão sobre a ética do respeito do ser humano à natureza e a cultura a
partir das viagens para as aulas de campo, bem como, com a utilização de filmes, literatura,
jogos e brincadeiras. Considerando-se o desejo de intervir com profundidade na educação
ecológica das crianças e adolescentes, foram promovidas nas oficinas, ações reflexivas sobre
temáticas pertinentes a construção pedagógica da responsabilidade social, compreendendo a
leitura de mundo agroecológica como responsabilidade ética perante a cidadania. A aplicação
do projeto de extensão requereu a observação de ações no ambiente empírico das aulas de
campo para oferecer maior possibilidade de compreensão do aprendizado, tendo como
elemento de registro o diário de itinerância quando da aplicação das oficinas, assim como, o
registro fotográfico, com posterior reflexão teórica. Os resultados demonstraram que
estabelecendo-se, dialeticamente, uma relação entre participantes e meio ambiente, insere-se o
processo de diálogo da proposta freiriana a ser impulsionado pelas contradições da própria
sociedade,uma vez que, é no âmbito das relações sociais que se constroem as relações de corpo
natureza-cultura para construção da sustentabilidade |
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