Resumo:
O objetivo do presente trabalho visa refletir sobre os desafios que integram o processo de aprendizagem na EJA, com ênfase a prática de ensino da Geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados para a escrita e realização do projeto possuem como base a pesquisa e revisão bibliográfica de autores e escritos que discutem e refletem acerca do tema. Além da pesquisa bibliográfica, também foi desenvolvido um estudo de caso, realizado por meio do estágio supervisionado em Geografia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Veneziano Vital do Rego, localizada na rua Maria Candida da Silva, S/N, bairro Acácio Figueiredo em Campina Grande-PB. Os resultados obtidos demonstram que na busca por melhor compreender os desafios presentes no processo de ensino-aprendizagem na EJA, o estágio supervisionado centraliza-se como uma das experiências mais relevantes para a aquisição de saberes e experiências necessárias visando o aperfeiçoamento da aprendizagem na modalidade. No contato com as dinâmicas em sala de aula, estagiários, professores e alunos aprendem de maneira conjunta, enfrentando os desafios diários característicos da EJA no Brasil.
Descrição:
GUIMARÃES, K. C. M. Os desafios do processo de ensino-aprendizagem na EJA: um estudo de caso a partir do estágio supervisionado em geografia. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.