Resumo:
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits
na comunicação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento. Os
desafios no ensino de matemática para esse público incluem dificuldades na
compreensão de conceitos abstratos, deficiências na comunicação e interação
social, e sensibilidades sensoriais que podem interferir na aprendizagem e na
participação em atividades educacionais. Estratégias pedagógicas adaptativas e
recursos específicos, como o uso de manipulativos tangíveis e abordagens
visuais, são importantes para promover a inclusão e o sucesso acadêmico de
alunos com autismo na disciplina de matemática. Nesse sentido, pontua-se um
relato de experiência que descreve uma intervenção pedagógica com o conteúdo
de aritmética com uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro
Autista (TEA), no qual é emprega os blocos LEGO como recurso didático
concreto. O objetivo é analisar a eficácia dessa abordagem alternativa no
aprimoramento das competências matemáticas e interpessoais desses alunos. A
pesquisa é resultado de uma análise por meio de um estudo de caso no âmbito
da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sizenando Flórido de Sousa,
situada em Patos PB, onde estudantes com TEA foram orientados a participar de
sessões estruturadas de aritmética, onde desenvolve-se atividades de estudos
integrada. A escolha metodológica do LEGO como estratégia didática tem
atendido às necessidades individuais, sensoriais e aspirações educacionais
desses alunos, adaptando-se às suas particularidades. Observa-se uma
participação mais ativa de todos os estudantes, independentemente de seus
níveis cognitivos ou habilidades motoras, fomentando a colaboração e a
resolução cooperativa de problemas extracurriculares.
Descrição:
LIMA, Karina Lucinda. Educação matemática inclusiva: o lego no ensino de aritmética com estudantes autistas. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.