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Educação matemática inclusiva: o lego no ensino de aritmética com estudantes autistas

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dc.contributor.author Lima, Karina Lucinda
dc.date.accessioned 2024-07-11T14:39:38Z
dc.date.available 2024-07-11T14:39:38Z
dc.date.issued 2024-05-29
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32288
dc.description LIMA, Karina Lucinda. Educação matemática inclusiva: o lego no ensino de aritmética com estudantes autistas. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento. Os desafios no ensino de matemática para esse público incluem dificuldades na compreensão de conceitos abstratos, deficiências na comunicação e interação social, e sensibilidades sensoriais que podem interferir na aprendizagem e na participação em atividades educacionais. Estratégias pedagógicas adaptativas e recursos específicos, como o uso de manipulativos tangíveis e abordagens visuais, são importantes para promover a inclusão e o sucesso acadêmico de alunos com autismo na disciplina de matemática. Nesse sentido, pontua-se um relato de experiência que descreve uma intervenção pedagógica com o conteúdo de aritmética com uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no qual é emprega os blocos LEGO como recurso didático concreto. O objetivo é analisar a eficácia dessa abordagem alternativa no aprimoramento das competências matemáticas e interpessoais desses alunos. A pesquisa é resultado de uma análise por meio de um estudo de caso no âmbito da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sizenando Flórido de Sousa, situada em Patos PB, onde estudantes com TEA foram orientados a participar de sessões estruturadas de aritmética, onde desenvolve-se atividades de estudos integrada. A escolha metodológica do LEGO como estratégia didática tem atendido às necessidades individuais, sensoriais e aspirações educacionais desses alunos, adaptando-se às suas particularidades. Observa-se uma participação mais ativa de todos os estudantes, independentemente de seus níveis cognitivos ou habilidades motoras, fomentando a colaboração e a resolução cooperativa de problemas extracurriculares. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Dr. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Metodologias Alternativas pt_BR
dc.subject TEA pt_BR
dc.title Educação matemática inclusiva: o lego no ensino de aritmética com estudantes autistas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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