Resumo:
Engajamento acadêmico refere-se ao envolvimento ativo dos estudantes em
atividades educacionais dentro e fora da sala de aula e envolve as dimensões
afetiva, comportamental e cognitiva no processo de aprendizagem. Considerando a
importância desse conceito, este estudo buscou investigar os fatores que
influenciam o engajamento acadêmico dos estudantes do curso de administração
em uma instituição de ensino superior. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se de
uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas que contou
com a participação de 14 estudantes, explorando suas percepções e experiências. A
técnica utilizada para análise dos dados foi a análise de conteúdo proposta por
Bardin (2011). Os resultados revelaram que o engajamento é influenciado por fatores
pessoais, práticas pedagógicas, ambiente acadêmico e políticas institucionais.
Diante dos resultados, pode-se concluir que entender esses fatores é determinante
para melhorar a experiência educacional dos estudantes e combater a evasão
universitária. Este estudo sugere a necessidade de estratégias pedagógicas eficazes
e políticas institucionais que ofereçam um ambiente de aprendizagem que promova
e facilite o engajamento dos estudantes.
Descrição:
VIEIRA, Joyce Thallyta Araújo. Fatores de influência para o engajamento acadêmico: um estudo com estudantes do curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.