Resumo:
No cenário atual, com a globalização e o acesso a multiplicidade de nações, a aprendizagem de língua estrangeira é de suma importância, principalmente a Língua Inglesa. As pesquisas relacionadas a esse processo de aprendizagem da língua, materna ou estrangeira, antecedem anos, e a produção de fala e comunicação são áreas-chaves desse conteúdo; onde, até mesmo na literatura é relatada, como no romance Frankenstein por exemplo. A presente pesquisa busca refletir sobre o processo de aprendizagem da língua, a partir da forma como ocorre com a criatura, na ficção Frankenstein da autora Mary Shelley. Dessa forma, buscaremos analisar como ocorre o desenvolvimento da linguagem falada, objetivando estudar a aprendizagem de um sistema linguístico. Neste sentido, nosso objetivo geral é identificar ecos do método Total Physical Response (TPR), criado por Asher, no romance Frankenstein e correlacioná-los ao processo de aprendizagem da língua que ocorre pela Criatura. Tivemos como base, alguns teóricos como Asher (1969), Richards e Rodgers (1986), Oliveira (2014), dentre outros. Esta pesquisa pode ser caracterizada como uma pesquisa básica, exploratória, explicativa e bibliográfica, em que se fez necessário uma extensa pesquisa sobre o método e a obra, com o intuito de analisar ecos do referido. De forma geral, podemos afirmar que conseguimos encontrar evidências de certa similaridade do método TPR na forma como a criatura desenvolve a linguagem – observando, internalizando, imitando/produzindo a fala como resposta, apesar de o método não ter sido formulado na época de publicação da obra.
Descrição:
SOUSA, Eduarda dos Santos. Ver para aprender: ecos do Total Physical Response na aprendizagem da língua da criatura na ficção "Frankenstein". 2024. 25f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letra- Inglês) -Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.