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Ver para aprender: ecos do Total Physical Response na aprendizagem da língua da criatura na Ficção Frankenstein

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dc.contributor.author Sousa, Eduarda dos Santos
dc.date.accessioned 2024-07-15T14:13:44Z
dc.date.available 2024-07-15T14:13:44Z
dc.date.issued 2024-06-20
dc.identifier.other CDD 420
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32329
dc.description SOUSA, Eduarda dos Santos. Ver para aprender: ecos do Total Physical Response na aprendizagem da língua da criatura na ficção "Frankenstein". 2024. 25f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letra- Inglês) -Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract No cenário atual, com a globalização e o acesso a multiplicidade de nações, a aprendizagem de língua estrangeira é de suma importância, principalmente a Língua Inglesa. As pesquisas relacionadas a esse processo de aprendizagem da língua, materna ou estrangeira, antecedem anos, e a produção de fala e comunicação são áreas-chaves desse conteúdo; onde, até mesmo na literatura é relatada, como no romance Frankenstein por exemplo. A presente pesquisa busca refletir sobre o processo de aprendizagem da língua, a partir da forma como ocorre com a criatura, na ficção Frankenstein da autora Mary Shelley. Dessa forma, buscaremos analisar como ocorre o desenvolvimento da linguagem falada, objetivando estudar a aprendizagem de um sistema linguístico. Neste sentido, nosso objetivo geral é identificar ecos do método Total Physical Response (TPR), criado por Asher, no romance Frankenstein e correlacioná-los ao processo de aprendizagem da língua que ocorre pela Criatura. Tivemos como base, alguns teóricos como Asher (1969), Richards e Rodgers (1986), Oliveira (2014), dentre outros. Esta pesquisa pode ser caracterizada como uma pesquisa básica, exploratória, explicativa e bibliográfica, em que se fez necessário uma extensa pesquisa sobre o método e a obra, com o intuito de analisar ecos do referido. De forma geral, podemos afirmar que conseguimos encontrar evidências de certa similaridade do método TPR na forma como a criatura desenvolve a linguagem – observando, internalizando, imitando/produzindo a fala como resposta, apesar de o método não ter sido formulado na época de publicação da obra. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Luana Anastácia Santos de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject compreensão pt_BR
dc.subject processos de aprendizagem pt_BR
dc.subject aquisição da linguagem pt_BR
dc.subject língua inglesa pt_BR
dc.title Ver para aprender: ecos do Total Physical Response na aprendizagem da língua da criatura na Ficção Frankenstein pt_BR
dc.type Other pt_BR


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