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No cenário atual, com a globalização e o acesso a multiplicidade de nações, a aprendizagem de língua estrangeira é de suma importância, principalmente a Língua Inglesa. As pesquisas relacionadas a esse processo de aprendizagem da língua, materna ou estrangeira, antecedem anos, e a produção de fala e comunicação são áreas-chaves desse conteúdo; onde, até mesmo na literatura é relatada, como no romance Frankenstein por exemplo. A presente pesquisa busca refletir sobre o processo de aprendizagem da língua, a partir da forma como ocorre com a criatura, na ficção Frankenstein da autora Mary Shelley. Dessa forma, buscaremos analisar como ocorre o desenvolvimento da linguagem falada, objetivando estudar a aprendizagem de um sistema linguístico. Neste sentido, nosso objetivo geral é identificar ecos do método Total Physical Response (TPR), criado por Asher, no romance Frankenstein e correlacioná-los ao processo de aprendizagem da língua que ocorre pela Criatura. Tivemos como base, alguns teóricos como Asher (1969), Richards e Rodgers (1986), Oliveira (2014), dentre outros. Esta pesquisa pode ser caracterizada como uma pesquisa básica, exploratória, explicativa e bibliográfica, em que se fez necessário uma extensa pesquisa sobre o método e a obra, com o intuito de analisar ecos do referido. De forma geral, podemos afirmar que conseguimos encontrar evidências de certa similaridade do método TPR na forma como a criatura desenvolve a linguagem – observando, internalizando, imitando/produzindo a fala como resposta, apesar de o método não ter sido formulado na época de publicação da obra. |
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