Resumo:
O programa Residência Pedagógica tem a finalidade de proporcionar o aperfeiçoamento da formação inicial dos residentes que nele atuam, além de contribuir com a formação continuada dos coordenadores, preceptores e alunos das escolas onde as atividades são desenvolvidas. O projeto e suas possibilidades de pesquisa e atuação concedem experiências e saberes necessários para a formação docente do professor de Língua Inglesa, que tanto necessita da articulação teoria-prática para integrar seus conhecimentos. O objetivo da presente pesquisa é abordar e refletir sobre a relevância da Residência na formação inicial dos professores e descrever as contribuições produzidas no desenvolvimento das atividades e práticas exercidas durante o período de atuação enquanto residente. Os procedimentos metodológicos para elaboração da presente pesquisa estão estruturados na reflexão dos autores que discutem acerca do tema e nas reflexões sobre as experiências e atividades vivenciadas no programa em funcionamento dos períodos de 2018 a 2020 do Curso de Letras Inglês da UEPB/CAMPUS III. Os resultados obtidos demonstram que o conjunto de saberes e conhecimentos construídos durante o programa são essenciais no aperfeiçoamento da formação inicial do professor de Língua Inglesa, concedendo múltiplos aprendizados no contato com o espaço escolar, com os alunos, reuniões de formação, intervenções de pesquisa e ensino dos conteúdos, dentre outras atividades desenvolvidas.
Descrição:
SILVA, Jonathan Rosendo da.Desafios e oportunidades na residência pedagógica: integrando teoria, prática e logística para uma formação de professores. 2023. 34f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras- Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.