UEPB - Repositório Digital

Desafios e oportunidades na residência pedagógica: integrando teoria, prática e logística para uma formação de professores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jonathan Rosendo da
dc.date.accessioned 2024-07-15T21:56:26Z
dc.date.available 2024-07-15T21:56:26Z
dc.date.issued 2023-11-28
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32335
dc.description SILVA, Jonathan Rosendo da.Desafios e oportunidades na residência pedagógica: integrando teoria, prática e logística para uma formação de professores. 2023. 34f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras- Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O programa Residência Pedagógica tem a finalidade de proporcionar o aperfeiçoamento da formação inicial dos residentes que nele atuam, além de contribuir com a formação continuada dos coordenadores, preceptores e alunos das escolas onde as atividades são desenvolvidas. O projeto e suas possibilidades de pesquisa e atuação concedem experiências e saberes necessários para a formação docente do professor de Língua Inglesa, que tanto necessita da articulação teoria-prática para integrar seus conhecimentos. O objetivo da presente pesquisa é abordar e refletir sobre a relevância da Residência na formação inicial dos professores e descrever as contribuições produzidas no desenvolvimento das atividades e práticas exercidas durante o período de atuação enquanto residente. Os procedimentos metodológicos para elaboração da presente pesquisa estão estruturados na reflexão dos autores que discutem acerca do tema e nas reflexões sobre as experiências e atividades vivenciadas no programa em funcionamento dos períodos de 2018 a 2020 do Curso de Letras Inglês da UEPB/CAMPUS III. Os resultados obtidos demonstram que o conjunto de saberes e conhecimentos construídos durante o programa são essenciais no aperfeiçoamento da formação inicial do professor de Língua Inglesa, concedendo múltiplos aprendizados no contato com o espaço escolar, com os alunos, reuniões de formação, intervenções de pesquisa e ensino dos conteúdos, dentre outras atividades desenvolvidas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Barros de Macêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Residência Pedagógica pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.title Desafios e oportunidades na residência pedagógica: integrando teoria, prática e logística para uma formação de professores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta