Resumo:
O uso da ludicidade no ensino da Matemática no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) é fundamental para promover uma abordagem mais acessível aos alunos. O uso de atividades lúdicas possibilita o aprendizado da Matemática mais atraente, estimulando a participação ativa dos estudantes e proporcionando uma compreensão dos conceitos. Sendo assim, objetivou-se refletir sobre o papel do lúdico no ensino da Matemática no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE) a partir da conexão entre literatura e uma experiência com o professor e coordenador de sala de AEE. O presente trabalho acadêmico tratou de uma revisão de literatura, o qual investigou periódicos publicados de 2019-2023, que enfatizam a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem da Matemática no contexto do AEE em conexão com dados obtidos de um estudo de caso na temática em evidência. O estudo de caso foi conduzido em uma escola da rede municipal de Campina Grande, em uma sala estruturada de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para a coleta de dados foram realizadas consultas à documentação específica dos alunos, observações diretas na sala especializada e nas atividades realizadas por alunos, além de uma entrevista estruturada com o professor e coordenador da sala de AEE, com o intuito de obter informações sobre a importância e as práticas metodológicas do uso do lúdico no ensino da Matemática. Ressalta-se a necessidade fundamental do uso de recursos apropriados para aprimorar a compreensão da Matemática por parte dos estudantes com deficiência. Logo, o Atendimento Educacional Especializado e as Salas de Recursos Multifuncionais são indispensáveis para complementar e reforçar o processo de ensino e aprendizagem desses estudantes. Como resultado, percebe-se a importância da educação contínua para os professores, dentro da perspectiva da educação inclusiva, e a necessidade de as instituições oferecerem não apenas estrutura, mas também recursos essenciais para possibilitar o ensino eficaz aos alunos com deficiência. Isso se traduz em proporcionar meios que permitam a compreensão da linguagem matemática e de seus conteúdos de maneira mais eficaz e lúdica.
Descrição:
CUNHA, Francineide Silva de Souza. O ensino lúdico de matemática no contexto do atendimento educacional especializado. 2024. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.