Resumo:
Este estudo aborda como tema principal a ludicidade do exercício físico no aprendizado das crianças, tendo em vista que a união desses elementos auxilia no desenvolvimento das crianças. Atualmente, é notória a necessidade de um ensino de qualidade e que ainda assim atenda às condições sociais de todos. Através desse estudo foi possível avaliar o quanto o exercício físico junto ao lúdico interfere com a prática pedagógica e aprendizagem do aluno. A proposta objetiva apresentar a importância dos exercícios lúdicos para o desenvolvimento das crianças, aprofundar os conhecimentos acerca dos temas, abranger como o exercício físico pode interferir no desenvolvimento das crianças na escola e também buscar meios de levar os exercícios para as aulas. Este trabalho, trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica de natureza qualitativa, portanto, utilizamos como base a ferramenta do Google Acadêmico selecionando os artigos, revistas, livros e dissertações referente ao tema pretendido. O estudo do tema escolhido proporcionou uma experiência enriquecedora, trazendo à tona a importância da inclusão do exercício físico com o lúdico, assim sendo possível enxergar as melhorias que tal união traz. A pesquisa contribui para destacar a relevância dos resultados para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, visando promover o desenvolvimento integral das crianças por meio da integração do exercício físico com o lúdico no ambiente educacional.
Descrição:
CRUZ, Henrique. O lúdico e a aprendizagem através dos exercícios físicos com crianças nas aulas de Educação Física. 2024. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.