Resumo:
O presente trabalho refere-se à utilização de um jogo de tabuleiro denominado “Caminho das frações” como recurso didático auxiliador para o ensino e aprendizagem do conteúdo no 6º ano do Fundamental II. Além disso, o trabalho apresenta aplicações de frações no cotidiano e apresenta as dificuldades que os alunos possuem em relação à aprendizagem do conteúdo. A pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando-se de uma metodologia ativa com o intuito de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas por meio do aluno ativo em sala de aula. Além da aplicação do jogo, a pesquisa foi realizada por meio de uma atividade de sondagem para verificar as dificuldades apresentadas com relação ao conteúdo e após o jogo também foram aplicados um questionário e uma atividade para averiguar a opinião dos alunos a respeito da utilização desse recurso em sala de aula e verificar se houve progresso ou não da aprendizagem. Ao final da pesquisa, obteve-se resultados positivos mediante o êxito obtido nas respostas do questionário e na atividade pós jogo, ficando explícito que o uso do jogo de tabuleiro nas aulas, associa a teoria e a prática de maneira significativa e que torna-se um importante recurso didático auxiliador para ser utilizado por professores com o conteúdo de frações.
Descrição:
QUEIROZ, Suzany Pereira de. Tabuleiro caminho das frações: uma alternativa para o ensino e aprendizagem no 6º ano do fundamental II. 2024. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.