UEPB - Repositório Digital

O conteúdo brincadeiras e jogos no ensino fundamental: anos iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alekssander Antony Santos
dc.date.accessioned 2024-07-22T11:40:35Z
dc.date.available 2024-07-22T11:40:35Z
dc.date.issued 2024-06-21
dc.identifier.other CDD 796.07
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32437
dc.description SILVA, Alekssander. O conteúdo brincadeiras e jogos no ensino fundamental - anos iniciais. 2024. 14 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract As brincadeiras e jogos, especialmente nas aulas de educação física, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Assim, quando conduzidos de forma adequada pelo professor de educação física, essas atividades contribuem diretamente para o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, é importante que as brincadeiras e jogos sejam abordados de maneira cuidadosa, proporcionando momentos de diversão e descontração, estimulando a cooperação e a criatividade, ajudando as crianças a melhorar a concentração e a promover o respeito mútuo. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar e discutir o conteúdo brincadeiras e jogos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental nos anos iniciais, a partir de uma Revisão Integrativa. Foram analisados artigos nas bases de dados Capes, Google Acadêmico, Pubmed e Scielo, logo em seguida foi construído um quadro para apresentação dos resultados e discussões dos artigos selecionados. Esses artigos foram selecionados com buscas manuais, filtrando revisões sobre a temática, com critérios de inclusão e exclusão, onde os de inclusão foram artigos completos na base de dados e publicados de 2010 a 2024, enquanto os de exclusão foram artigos com temas distintos, com apenas resumos e monografias. Através desses critérios foram selecionados quatro artigos. A análise dos artigos esclareceu que as brincadeiras e jogos são essenciais no processo de desenvolvimento integral dos alunos, favorecendo o aspecto cognitivo, afetivo, motor e social. Com isso, os professores de Educação Física devem estimular essa prática, garantindo assim uma boa formação e o desenvolvimento completo e saudável para seus alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.title O conteúdo brincadeiras e jogos no ensino fundamental: anos iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta