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As brincadeiras e jogos, especialmente nas aulas de educação física, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Assim, quando conduzidos de forma adequada pelo professor de educação física, essas atividades contribuem diretamente para o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, é importante que as brincadeiras e jogos sejam abordados de maneira cuidadosa, proporcionando momentos de diversão e descontração, estimulando a cooperação e a criatividade, ajudando as crianças a melhorar a concentração e a promover o respeito mútuo. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar e discutir o conteúdo brincadeiras e jogos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental nos anos iniciais, a partir de uma Revisão Integrativa. Foram analisados artigos nas bases de dados Capes, Google Acadêmico, Pubmed e Scielo, logo em seguida foi construído um quadro para apresentação dos resultados e discussões dos artigos selecionados. Esses artigos foram selecionados com buscas manuais, filtrando revisões sobre a temática, com critérios de inclusão e exclusão, onde os de inclusão foram artigos completos na base de dados e publicados de 2010 a 2024, enquanto os de exclusão foram artigos com temas distintos, com apenas resumos e monografias. Através desses critérios foram selecionados quatro artigos. A análise dos artigos esclareceu que as brincadeiras e jogos são essenciais no processo de desenvolvimento integral dos alunos, favorecendo o aspecto cognitivo, afetivo, motor e social. Com isso, os professores de Educação Física devem estimular essa prática, garantindo assim uma boa formação e o desenvolvimento completo e saudável para seus alunos. |
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