UEPB - Repositório Digital

O uso do lúdico na formação matemática do pedagogo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Geise Raiane de Moura
dc.date.accessioned 2024-07-22T11:43:55Z
dc.date.available 2024-07-22T11:43:55Z
dc.date.issued 2024-06-27
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32438
dc.description SILVA, Geise Raiane de Moura. O uso do lúdico na formação matemática do pedagogo. 2024. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Não é de hoje que os debates sobre a formação matemática do pedagogo estão em tela. O presente trabalho acadêmico retoma essa temática, na busca de contribuir com essa categoria de professores na direção apontada, tendo em foco o papel no lúdico nesse contexto. Como objetivo geral, teve-se: refletir sobre o uso da ludicidade no ensino da Matemática, no contexto da formação matemática do pedagogo, tendo como enfoque as operações básicas e os conceitos de área e perímetro. Para realização desse estudo, foi utilizada uma entrevista com uma professora do 1° e 2° anos de uma escola pública do Município de Orobó e outra com uma diretora/formadora de matemática da mesma escola, à luz do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Realizou-se também uma formação, na qual apresentou-se duas propostas, Operando no caminho para a escola e Pavimentando com Poliminós, descritos neste trabalho como jogos de tabuleiro de chão. Como resultado, mostrou-se evidente que o lúdico aplicado à prática pedagógica contribui para a aprendizagem da criança, para formação do profissional pedagogo e para a construção do conhecimento e ensino da matemática, promovendo a desmistificação da aversão a esta disciplina e contribuindo, especificamente, no ensino das operações básicas e concepções de área e perímetro. Os pedagogos visam uma prática de ensino para uma educação de qualidade e reconhecem a relevância dos jogos apresentados, uma vez que as formações do programa estudado se mostram como um ponto chave para incentivá-los a aderir a tal prática. Assim, o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental foi e vem sendo um desafio para professores, enfatizando-se a importância das contribuições da ludicidade nas práticas pedagógicas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Aníbal de Menezes Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Formação de pedagogos pt_BR
dc.title O uso do lúdico na formação matemática do pedagogo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta