dc.description.abstract |
Não é de hoje que os debates sobre a formação matemática do pedagogo estão em
tela. O presente trabalho acadêmico retoma essa temática, na busca de contribuir com
essa categoria de professores na direção apontada, tendo em foco o papel no lúdico
nesse contexto. Como objetivo geral, teve-se: refletir sobre o uso da ludicidade no
ensino da Matemática, no contexto da formação matemática do pedagogo, tendo
como enfoque as operações básicas e os conceitos de área e perímetro. Para
realização desse estudo, foi utilizada uma entrevista com uma professora do 1° e 2°
anos de uma escola pública do Município de Orobó e outra com uma
diretora/formadora de matemática da mesma escola, à luz do programa Compromisso
Nacional Criança Alfabetizada. Realizou-se também uma formação, na qual
apresentou-se duas propostas, Operando no caminho para a escola e Pavimentando
com Poliminós, descritos neste trabalho como jogos de tabuleiro de chão. Como
resultado, mostrou-se evidente que o lúdico aplicado à prática pedagógica contribui
para a aprendizagem da criança, para formação do profissional pedagogo e para a
construção do conhecimento e ensino da matemática, promovendo a desmistificação
da aversão a esta disciplina e contribuindo, especificamente, no ensino das operações
básicas e concepções de área e perímetro. Os pedagogos visam uma prática de
ensino para uma educação de qualidade e reconhecem a relevância dos jogos
apresentados, uma vez que as formações do programa estudado se mostram como
um ponto chave para incentivá-los a aderir a tal prática. Assim, o ensino da
matemática nos anos iniciais do ensino fundamental foi e vem sendo um desafio para
professores, enfatizando-se a importância das contribuições da ludicidade nas
práticas pedagógicas. |
pt_BR |