UEPB - Repositório Digital

Psicomotricidade e Educação Física: a educação infantil em discussão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Sabryna Moreira dos
dc.date.accessioned 2024-07-22T11:45:30Z
dc.date.available 2024-07-22T11:45:30Z
dc.date.issued 2024-06-25
dc.identifier.other CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32439
dc.description SANTOS, Sabryna Moreira dos. Psicomotricidade e Educação Física: a educação infantil em discussão. 2024. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O desenvolvimento psicomotor da criança é crucial nos primeiros anos da vida e de escolarização, o déficit motor na educação infantil é uma circunstância que além de afetar as crianças, aflige também os pais, educadores e profissionais da saúde. O presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir experiências vivenciadas nas aulas de Educação Física a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/EF, trazendo as experiências compartilhadas entre Bolsistas/Professores/alunos da educação básica, considerando os avanços e obstáculos enfrentados por alunos que apresentam algum comprometimento motor mediante as observações feitas nas aulas, apontando a relevância do PIBID para a formação dos professores de Educação Física. As experiências relatadas e discutidas foram analisadas a partir da realização das atividades com crianças do Pré II da Escola Municipal Maria Minervina de Figueiredo, na cidade de Campina Grande-PB, atividades estas propostas pelas bolsistas do PIBID, a fim de promover melhorias para incluir as crianças que não conseguiam acompanhar o desenvolvimento das aulas. A partir dos dados e discussões contidas neste estudo, é possível enfatizar que as aulas mediadas na educação infantil, necessitam de uma atenção a mais, focadas em melhorar o desempenho motor das crianças, promovendo qualidade de vida, aperfeiçoando os aspectos cognitivos e emocionais, e ainda, interdisciplinaridade, a contextualização do conhecimento e as experiências das crianças. Bem como a formação de professores qualificados através do PIBID, são essenciais para transformar a educação apresentando mais qualidade e planejamento com as diretrizes norteadoras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.title Psicomotricidade e Educação Física: a educação infantil em discussão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta