dc.description.abstract |
O desenvolvimento psicomotor da criança é crucial nos primeiros anos da vida e de escolarização, o déficit motor na educação infantil é uma circunstância que além de afetar as crianças, aflige também os pais, educadores e profissionais da saúde. O presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir experiências vivenciadas nas aulas de Educação Física a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/EF, trazendo as experiências compartilhadas entre Bolsistas/Professores/alunos da educação básica, considerando os avanços e obstáculos enfrentados por alunos que apresentam algum comprometimento motor mediante as observações feitas nas aulas, apontando a relevância do PIBID para a formação dos professores de Educação Física. As experiências relatadas e discutidas foram analisadas a partir da realização das atividades com crianças do Pré II da Escola Municipal Maria Minervina de Figueiredo, na cidade de Campina Grande-PB, atividades estas propostas pelas bolsistas do PIBID, a fim de promover melhorias para incluir as crianças que não conseguiam acompanhar o desenvolvimento das aulas. A partir dos dados e discussões contidas neste estudo, é possível enfatizar que as aulas mediadas na educação infantil, necessitam de uma atenção a mais, focadas em melhorar o desempenho motor das crianças, promovendo qualidade de vida, aperfeiçoando os aspectos cognitivos e emocionais, e ainda, interdisciplinaridade, a contextualização do conhecimento e as experiências das crianças. Bem como a formação de professores qualificados através do PIBID, são essenciais para transformar a educação apresentando mais qualidade e planejamento com as diretrizes norteadoras. |
pt_BR |