Resumo:
O estudo do comportamento do consumidor, especialmente da geração Z, desempenha um papel
vital na compreensão das dinâmicas atuais do mercado. Ademais, este grupo demográfico não
apenas consome produtos e serviços de maneira diferente das gerações anteriores, mas também
desafia as práticas tradicionais de marketing com suas preferências e valores únicos. Portanto,
o objetivo desta pesquisa é explorar os fatores que influenciam o processo de compra dos jovens
da geração Z na cidade de Patos/PB. Para alcançar esse objetivo, foi adotado o método da
pesquisa qualitativa associada à análise de conteúdo, utilizando um roteiro semiestruturado para
coletar os dados, foram entrevistadas 12 pessoas. Os resultados revelam que os fatores sociais,
individuais e psicológicos são os mais influentes nas decisões de compra. Além disso, observouse que a qualidade, o preço e a reputação da marca são determinantes nas escolhas de compra
dos participantes, que também demonstraram uma forte preferência por produtos nas categorias
de moda, beleza, tecnologia, serviços de entretenimento, educação e itens para o lar e decoração.
Sendo assim, este estudo oferece informações valiosas para empresários, profissionais de
marketing e acadêmicos sobre o comportamento de compra da geração Z em um contexto local.
Descrição:
PEREIRA, Elen Cristina da Silva. Fatores de influência no processo de compra dos jovens da geração z na cidade de patos-PB. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.