Resumo:
As leis que possibilitam a inclusão estão cada vez mais presentes na sociedade atual. Essas
políticas contribuem para que esse processo inclusivo aconteça também no ambiente
educacional. No entanto, por outro lado, observamos que ainda é um desafio para o professor
ensinar a alunos com alguma deficiência, especialmente os alunos autistas. Nesse sentido, a
pesquisa teve por objetivo identificar os desafios que os educadores de Geografia encontram
para incluir os alunos com TEA em suas aulas. Para que o trabalho fosse realizado com firmeza,
foi feito uma revisão bibliográfica, apontando autores que tratam acerca do autismo, da inclusão
e os desafios para ensinar aos estudantes com autismo. Dessa forma, a pesquisa é de cunho
qualitativo, sendo assim, foi feito uma pesquisa de campo, através de observações na sala 3°
série do ensino médio, com a presença de dois alunos autistas e entrevista com três professores
de Geografia, sendo essa pesquisa realizada na Rede Estadual Prof° Itan Pereira, na cidade de
Campina Grande, PB. Desse modo, os resultados contribuíram para perceber as dificuldades
existentes para trabalhar de modo inclusivo. De tal modo, é primordial que se pense em uma
educação inclusiva, sendo necessário repensar a formação inicial e continuada dos professores,
além de preparar toda a comunidade escolar para atender alunos que possuam deficiência.
Descrição:
RODRIGUES, V. K. Ensino da geografia: os desafios da inclusão autista. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.