UEPB - Repositório Digital

Ensino da geografia: os desafios da inclusão autista

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Vitória Kelly
dc.date.accessioned 2024-07-23T15:00:10Z
dc.date.available 2024-07-23T15:00:10Z
dc.date.issued 2024-05-15
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32477
dc.description RODRIGUES, V. K. Ensino da geografia: os desafios da inclusão autista. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract As leis que possibilitam a inclusão estão cada vez mais presentes na sociedade atual. Essas políticas contribuem para que esse processo inclusivo aconteça também no ambiente educacional. No entanto, por outro lado, observamos que ainda é um desafio para o professor ensinar a alunos com alguma deficiência, especialmente os alunos autistas. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo identificar os desafios que os educadores de Geografia encontram para incluir os alunos com TEA em suas aulas. Para que o trabalho fosse realizado com firmeza, foi feito uma revisão bibliográfica, apontando autores que tratam acerca do autismo, da inclusão e os desafios para ensinar aos estudantes com autismo. Dessa forma, a pesquisa é de cunho qualitativo, sendo assim, foi feito uma pesquisa de campo, através de observações na sala 3° série do ensino médio, com a presença de dois alunos autistas e entrevista com três professores de Geografia, sendo essa pesquisa realizada na Rede Estadual Prof° Itan Pereira, na cidade de Campina Grande, PB. Desse modo, os resultados contribuíram para perceber as dificuldades existentes para trabalhar de modo inclusivo. De tal modo, é primordial que se pense em uma educação inclusiva, sendo necessário repensar a formação inicial e continuada dos professores, além de preparar toda a comunidade escolar para atender alunos que possuam deficiência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Moraes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.title Ensino da geografia: os desafios da inclusão autista pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta