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A inserção da temática química verde e biocombustíveis no ensino de química: percepção de alunos e professores de uma escola pública

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dc.contributor.author Custódio, Mylena Sarmento
dc.date.accessioned 2024-07-24T11:48:30Z
dc.date.available 2024-07-24T11:48:30Z
dc.date.issued 2024-06-27
dc.identifier.other CDD 540
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32488
dc.description CUSTODIO, Mylena Sarmento. A Inserção da Temática Química Verde e Biocombustíveis no Ensino de Química: Percepção de Alunos e Professores de uma Escola Pública. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Diante das mudanças climáticas, evidenciadas pelas catástrofes sem precedentes em diversas regiões do planeta, a conscientização mundial sobre atitudes que possam minimizar as atividades antropogênicas ao meio ambiente tornou-se uma necessidade recorrente. Neste sentido, este estudo buscou identificar as concepções dos alunos do ensino médio sobre Química Verde e Biocombustíveis, analisando os desafios enfrentados pelos professores de uma escola pública no ensino desses temas. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado a turmas de ensino médio e professores de Ciências de uma escola pública em Campina Grande, PB. A pesquisa revelou discrepâncias entre as concepções de estudantes e professores, mostrando um distanciamento dos alunos em relação a certos tópicos ambientais discutidos em sala de aula. Apesar dos esforços dos professores em projetos ambientais e disciplinas eletivas, os resultados destacam a necessidade de uma abordagem mais eficaz da Química Verde no ensino. Recomenda-se a implementação de estratégias didáticas diferenciadas e o uso de tecnologias nas aulas, a inclusão de temas geradores e interdisciplinaridade no currículo, e formações continuadas para professores. Assim, a Química Verde pode ser melhor incorporada ao currículo de Química para promover uma educação mais efetiva e relevante, incentivando a formação crítica e a sustentabilidade no cotidiano dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Me. Antonio Nobrega Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Consciência Ambiental pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Proposta de Ensino pt_BR
dc.title A inserção da temática química verde e biocombustíveis no ensino de química: percepção de alunos e professores de uma escola pública pt_BR
dc.type Other pt_BR


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