dc.contributor.author |
Custódio, Mylena Sarmento |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-24T11:48:30Z |
|
dc.date.available |
2024-07-24T11:48:30Z |
|
dc.date.issued |
2024-06-27 |
|
dc.identifier.other |
CDD 540 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32488 |
|
dc.description |
CUSTODIO, Mylena Sarmento. A Inserção da Temática Química Verde e Biocombustíveis no Ensino de Química:
Percepção de Alunos e Professores de uma Escola Pública. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Diante das mudanças climáticas, evidenciadas pelas catástrofes sem precedentes em diversas regiões do planeta, a conscientização mundial sobre atitudes que possam minimizar as atividades antropogênicas ao meio ambiente tornou-se uma necessidade recorrente. Neste sentido, este estudo buscou identificar as concepções dos alunos do ensino médio sobre Química Verde e Biocombustíveis, analisando os desafios
enfrentados pelos professores de uma escola pública no ensino desses temas. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado a turmas de ensino médio e professores de Ciências de uma escola pública em Campina Grande, PB. A pesquisa revelou discrepâncias entre as concepções de estudantes e professores, mostrando um
distanciamento dos alunos em relação a certos tópicos ambientais discutidos em sala de aula. Apesar dos esforços dos professores em projetos ambientais e disciplinas eletivas, os resultados destacam a necessidade de uma abordagem mais eficaz da Química Verde no ensino. Recomenda-se a implementação de estratégias didáticas diferenciadas e o uso de tecnologias nas aulas, a inclusão de temas geradores e interdisciplinaridade
no currículo, e formações continuadas para professores. Assim, a Química Verde pode ser melhor incorporada ao currículo de Química para promover uma educação mais efetiva e relevante, incentivando a formação crítica e a sustentabilidade no cotidiano dos alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Prof. Me. Antonio Nobrega Sousa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Consciência Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta de Ensino |
pt_BR |
dc.title |
A inserção da temática química verde e biocombustíveis no ensino de química: percepção de alunos e professores de uma escola pública |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |