Resumo:
O uso excessivo de telas digitais tem sido associado a diversos impactos negativos na saúde e no desenvolvimento sócio-emocional e motor de crianças e adolescentes. Nesse contexto, as tecnologias digitais têm se tornado tanto um desafio quanto uma oportunidade para a educação. O presente estudo investiga a frequência e os contextos nos quais os professores de Educação Física utilizam ferramentas tecnológicas como recursos didáticos nas escolas de Gurjão-PB. A pesquisa adota uma abordagem metodológica mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos, incluindo um levantamento online e entrevistas virtuais. A amostra é composta por licenciados em Educação Física que lecionam nas escolas públicas de Gurjão-PB. Os resultados destacam a relevância das ferramentas digitais para o envolvimento dos alunos, mas também apontam desafios relacionados com a infraestrutura tecnológica, a formação docente e a disponibilidade de recursos. A integração eficaz das tecnologias digitais na educação requer esforços conjuntos de professores, instituições de ensino e governos para superar desafios infraestruturais e explorar o potencial dessas ferramentas para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.
Descrição:
FERNANDES, Eure. Caminhos digitais na educação: um estudo sobre a frequência da utilização de ferramentas tecnológicas nas aulas de educação física na cidade de Gurjão - PB. 2024. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.